MODERNIDADE EM FOCO
Depois de 17 anos apenas com mudanças cosméticas, a S10
mudou para valer. Prevista para ser lançada no início do ano passado (o atraso
se deu pelas dificuldades da matriz em 2008/09), a picape média, que lidera o segmento
desde março de 1995, amplia sua pegada de mercado. Sem abandonar o enfoque no
trabalho rural e no uso por frotistas, nem da oferta do motor flex bem mais
barato que o a diesel, deu um passo adiante na versão de topo. Os preços vão de
R$ 58.860 (cabine simples) a R$ 135.250 (cabine dupla com todos os opcionais).
Toda nova por dentro e por fora, a S10 herdou um chassi mais
moderno, da Isuzu, marca japonesa em que a GM já teve participação societária.
Dimensões externas continuam bem próximas ao modelo anterior, mas o desenho da
cabine e o rearranjo interno mostram clara evolução. O diâmetro de giro de 12,7
m, que facilita as manobras, teve pequeno ganho, sempre bem-vindo em um veículo,
como a cabine-dupla, de 5,35 m de comprimento. Não há mais barras de torção
dianteiras, substituídas por molas helicoidais. Isso ajudou no conforto de
marcha, apesar dos 1.300 kg de capacidade de carga (versão 4x2).
O motor diesel (origem MWM/International) agora entrega
potência de 180 cv e se destaca pelo que mais importa, torque de 47,9 kgf·m, só
suportado pela caixa automática de seis marchas. Com câmbio manual, também
modernizado, o torque é limitado a 44,9 kgf·m. Outras picapes do segmento
ficarão com inveja, embora possam ostentar maior potência, no caso desse tipo
de veículo menos relevante. Falta apenas a nova Ranger apresentar suas “armas”,
em maio próximo.
Outro produto da modernidade é o Peugeot 308. O hatch
médio-compacto argentino recebeu as mesmas modificações de estilo do modelo
francês, de maio do ano passado. Portanto, estar alinhado ao que é vendido hoje
na Europa sempre ajuda. Na realidade, há pequenas modificações como alguns
apliques cromados e o logotipo do leão estilizado sobre o capô, além de
detalhes do interior. As luzes diurnas de LED estão em todos os 308 europeus, mas
aqui apenas no topo de linha, que é o Felline automático (R$ 70.990), e inclui
o teto solar fixo de grandes dimensões. A versão básica, Active1.6, parte de R$
53.990, sem sofrer nenhum reajuste em relação ao 307.
O motor flex 1,6 l/16 v ganhou alguns aperfeiçoamentos, como
comando de válvulas variável (só na admissão), balanceiros sobre roletes e
maior taxa de compressão, o que elevou a potência a 122 cv (etanol). É o
primeiro a dispensar o reservatório auxiliar de partida a frio com gasolina
entre carros de produção em série. O sistema da Bosch usa aquecimento elétrico
para os dias mais frios do ano, a exemplo do Polo BlueMotion, apenas uma série
especial sob encomenda.
Câmbio automático de 4 marchas do 308 está disponível apenas
com motor de 2 litros flex (151 cv), que continua com o sistema de partida
convencional. Em viagem entre Belo Horizonte e Ouro Preto, de 140 quilômetros,
o carro confirmou ótimas qualidades dinâmicas. Usando gasolina e câmbio
automático, o motor de 2 litros é seguido de perto, sem esforço, pelo de 1,6
litro (câmbio manual), com etanol.
O 308 tem várias qualidades, mas a Peugeot não precisava encher
o porta-malas com água e afirmar ser o maior da categoria. Volume do
porta-malas, sob o padrão mais aceito (VDA, de blocos retangulares), é de 348
litros, contra 365 l do Focus e 400 l do Bravo.
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