Detroit é a típica representação da uma cidade norte americana que viveu e cresceu e sucumbiu graças à indústria automobilística, em meados do século XX, Detroit era o sonho americano e a melhor representante do
"american way of life" , com as gigantes fábricas e sedes das três maiores montadores norte americanas, são elas: Ford, Chevrolet e Chrysler, conhecidas como a "Big Three", elas representavam a cultura pré-crise: carros grandes, beberrões e poluentes, os quais os norte americanos almejavam como seu sonho de consumo, e mesmo depois da crise ainda os almejam, das três, a única que se saiu bem na crise foi a Ford, talvez por ter dado atenção aos países emergentes e à Europa, já a Chrysler e a Chevrolet, pobres, se deram mal, tanto que por pouco a Chevrolet não foi estatizada... Mas voltando a Detroit... A cidade viu sua ruína, que já tinha começado antes da crise, mas só piorou com a explosão da bolha imobiliária, a cidade, em muitos pontos hoje é um imenso vazio de construções depredadas e abandonadas, tudo no melhor estilo
"american way of life" , até hoje, quase três anos após a crise, a cidade está desolada, acabada, no fundo do poço, mas uma coisa parece trazer uma luz e esperança para a cidade: As fabricantes de veículos começaram a pensar pequeno, e pensar da forma correta, isso não é tão difícil, o difícil mesmo é convencer os americanos a compraram carros compactos e ecológicos, tarefa que não deve estar sendo nada fácil... O jeito de pensar mudou, mas o jeito de agir continua o mesmo, tanto que o carro mais vendido nos EUA em 2010 foi uma picape, ou melhor, pra facilitar uma caminhonete grande, ou melhorm gigante, uma F-Series da Ford, gigante, beberrona e poluente... Pois é, os norte americanos insistem nesse tipo de carro... As fabricantes tentam mudar, mas não conseguem... O Volt da Chevrolet, anunciado com tanta festa, ainda é raridade nos EUA, o Toyota Prius é mais fácil de achar, mas o pensamento dos norte americanos ainda está focado em carros grandes... Pensamento tão diferente do Europeu, que prefere carros compactos e médios, pouco poluentes e econômicos, mas de tudo isso, existe uma coisa boa, da qual nós brasileiros podemos nos orgulhar, salvo raras exceções nossos carros seguem a linha européia de pensar e de ser, não gostamos de carros gigantescos e poluentes, prefirimos nossos compactos e médios, tanto que veículos grande não vendem bem aqui, das quatro grandes do mercado brasileiro - Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford, os projetos que recebemos delas são os desenvolvidos na Europa, no caso da Fiat, Volkswagen e Ford, desenvolvidos por elas mesmas nos seus centros de design e produto Europeu, já no caso da Chevrolet, a maior parte de nossa linha nacional foi desenvolvida pela Alemã Opel, braço da GM na Europa, a Chrysler nunca foi bem nas vendas, justamente pelo seu estilo, muitas vezes incompatível com o gosto brasileiro... Mas voltando a Detroit, um arauto de esperança surgiu, o NAIAS, mais popularmente conhecido como Salão de Detroit, mostra sinais de recuperação e avanço, reavivando a indústria automobilística dos EUA... Uma frase que eu li em um blog, que eu não me lembro o nome, e achei muito boa para o atual momento do brasil: "Os Estados brasileiros deveriam pensar duas vezes antes de disputarem a construção de uma fábrica de automóveis..." Nada impede que os grandes centros industriais, onde as fabricantes de veículos estão se instalando, virem no futuro uma nova Detroit...
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Detroit de ontem... |
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Detroit de hoje... |
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Detroit de hoje... |
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Detroit de hoje... |
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Detroit de hoje... |
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